7 vantagens e desvantagens dos kits de aumento de cilindradas

7 vantagens e desvantagens dos kits de aumento de cilindradas

O kit de aumento de cilindradas é uma opção para o motociclista que deseja elevar a potência e o torque do seu veículo sem ter que gastar demais. A instalação do kit consiste na substituição de algumas peças dentro do bloco do motor que permitirão um melhor aproveitamento da capacidade cúbica total sem a necessidade de usinagens ou retíficas.

Ficou interessado em entender melhor o assunto? As principais vantagens e desvantagens da instalação desse kit você fica sabendo nos tópicos logo abaixo. Confira:

1 – Ganho de velocidade

Aqui utilizaremos como exemplo as motos de menor potência, como o modelo Honda Titan 150 e similares, ou seja, podemos dizer que uma das vantagens do kit de aumento de cilindradas é o incremento da velocidade final da motocicleta. Nos testes de fábrica, esse modelo chega a alcançar 110 Km/h na 5º marcha, e com a substituição do pistão, cilindro, e dos anéis e juntas que compõem o kit, a motocicleta pode atingir 125 Km/h nas mesmas condições.

2 – Mais segurança nas ultrapassagens

Com a adaptação do kit de aumento de cilindradas e o consequente ganho de velocidade final já explicado anteriormente, algo natural é o aumento da sensação de segurança ao realizar ultrapassagens em estradas e rodovias, mesmo se o motociclista estiver em companhia de um garupa.

3 – Maior torque

As motos de 150 cc possuem como característica alguma dificuldade de subir aclives de forma confortável, sendo normal que o motociclista necessite reduzir para a 1ª marcha nesse tipo de situação. Com a instalação do Kit que “transforma” esse motor em um 190 cc, a motocicleta realizará esse trabalho com muito mais facilidade, inclusive em 3ª marcha, quando o veículo já estiver embalado.

Motodiag four

Powered by Rock Convert

4 – Aumento na temperatura

Aqui está uma desvantagem na instalação do kit de aumento de cilindradas. Como a capacidade cúbica da motocicleta se torna maior, a temperatura se elevará de forma considerável quando o veículo estiver trabalhando em baixa velocidade.

5 – Necessidade de substituição de outras peças

Outra situação que o proprietário da motocicleta pode enfrentar ao optar pela instalação do kit é a necessidade de substituir algumas outras peças. O escapamento, por exemplo, com uma abertura maior poderá entregar mais potência ao motor, assim como um conjunto de embreagem que suporta temperaturas mais altas, de forma a aumentar o período de vida útil desta.

6 – Aumento do consumo de combustível

A sua motocicleta teve a sua potência e seu torque ampliados após a instalação do kit de aumento de cilindradas, portanto, é natural que exista algum tipo de contrapartida. Qualquer veículo que tenha uma capacidade cúbica aumentada necessitará de mais mistura ar/combustível para funcionar. A boa notícia é que esse tipo de alteração é quase imperceptível no caso das motocicletas com cilindradas mais baixas.

7 – Necessidade de informar ao Detran sobre o aumento de cilindradas

Essa é outra questão já esperada pelo proprietário da motocicleta que passou pela alteração através do kit. Todas as mudanças nas características originais da motocicleta devem ser informadas com antecedência ao órgão de trânsito — ele encaminhará a situação para o INMETRO fazer a análise e realizar a aprovação, mesmo que a instalação do kit de aumento de cilindradas não impacte em nenhuma alteração visual na motocicleta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.

três + quatro =

Open chat
1
Oi 👋Se tiver alguma dúvida estou por aqui. Será um prazer te ajudar! 😊
🇺🇸🇮🇳🇧🇷