Chave codificada não funciona? Conheça os 4 principais problemas

Chave codificada não funciona? Conheça os 4 principais problemas

Chave codificada não funciona? Quando isso acontece, o cliente não tem outra opção: vai direto para o chaveiro em busca de uma solução. Você já recebeu algum caso assim no seu estabelecimento?

As chaves codificadas surgiram há cerca de 20 anos com o objetivo de aumentar a segurança do veículo. E conseguiram, já que provaram ser um sistema seguro contra roubos. Elas possuem um chip interno que se comunica com os circuitos do carro no momento em que a peça é introduzida na ignição.

Por ter um sistema mais complexo de ignição, a chave codificada pode apresentar alguns problemas durante o seu uso que inviabilizam a utilização do veículo. Veja alguns deles e saiba como proceder quando um cliente alegar que a chave codificada não funciona:

1. Chip danificado

O chip interno da chave é um circuito eletrônico que emite sinais codificados para o sistema interno do veículo, colocando-o em posição de iniciar a ignição. Ele fica posicionado na parte interna chave e está, de uma certa forma, protegido pela carcaça da peça.

Mas se a chave levar uma pancada forte, como um tombo de uma altura considerável, o chip pode se quebrar e deixar de funcionar definitivamente. Se o seu cliente chegar até você e relatar uma ocorrência parecida, abra a peça imediatamente. Se o chip estiver quebrado, a solução é trocá-lo.

2. Perda do código

A decodificação do chip pode ocorrer de várias maneiras. Além do já citado tombo da chave (que pode quebrar ou decodificar o chip), o problema também pode ocorrer por interferência de algum outro circuito elétrico que esteja perto da chave.

Mas a decodificação também pode acontecer no chip que fica na ignição do veículo. Neste caso, uma das causas do problema, pode ser a tentativa de ligar o carro com uma chave não codificada, ou programada com outro código.

Nos dois casos, para resolver o problema, é preciso descobrir qual é o código do veículo para que você possa reprogramar o chip que não estiver funcionando.

3. Bateria fraca

Este é o problema mais comum. A bateria das chaves codificadas dura bastante tempo e, às vezes, o motorista pode se esquecer de trocá-la.

Quando a bateria acaba, a chave deixa de funcionar e fica impossível até mesmo destravar o carro. Neste caso, é só fazer a troca normalmente. Em alguns casos, pode ser necessário refazer a programação do código do veículo.

4. Falha nos circuitos eletrônicos do carro

Uma instalação mal feita de equipamentos como som, telas de DVD, vidros elétricos, ou qualquer acessório que envolva a parte elétrica, pode causar problemas no funcionamento da chave.

Neste caso, é preciso investigar por que a chave codificada não funciona e enviar o veículo para um local especializado em eletrônica automotiva, para solucionar o problema.Para saber mais sobre chaves codificadas. Assim você não terá mais dúvidas quando o cliente chegar até seu estabelecimento com uma chave que não funciona!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.

18 − 7 =

Open chat
1
Oi 👋Se tiver alguma dúvida estou por aqui. Será um prazer te ajudar! 😊
🇺🇸🇮🇳🇧🇷